Colégio Contemporâneo

Orientações Disciplinares


POSTURA EM SALA DE AULA

- Mantenha a sala sempre organizada em fileiras. Cabe somente ao professor, alterar a organização da sala de aula.
- Evite sentar-se com os pés em cima de outra cadeira, pois além de causar danos à coluna, tal postura não é adequada para uma sala de aula.
- Evite, durante as aulas, conversas, brincadeiras ou qualquer comportamento que venha comprometer o seu rendimento e do colega e, também, o desempenho do professor.
- Mantenha o celular desligado em sala de aula. Se os seus pais e/ou responsáveis precisarem manter contato, os mesmos deverão ligar para a escola e a coordenação tomará as medidas cabíveis.
- Evite o uso de aparelhos de mp3 ou similares durante a aula.
- Evite assobios, vaias ou qualquer tipo de comportamento inadequado em qualquer dependência da escola.
- Evite lanchar em sala de aula.

SAÍDA DE SALA DE AULA NA TROCA DE PROFESSOR

O aluno deverá aguardar a chegada do próximo professor para pedir permissão para ausentar-se da sala de aula. Caso o aluno esteja fora de sala quando o professor já estiver dentro da mesma, o aluno será encaminhado para a coordenação e será notificado.

SAÍDA DA ESCOLA

Não será permitido o aluno ausentar-se do colégio antes do horário normal, sem comunicado prévio dos pais e/ou responsável.

FALTA ÀS AULAS

Para o bom aproveitamento das atividades escolares é imprescindível que o aluno não falte às aulas. Caso isso venha acontecer, comunique ausência à coordenação da escola. LEMBRE-SE: Um índice de faltas superior a 25% da carga horária geral será motivo de reprovação!

Reprovação Por Freqüência:

O aluno que tiver mais de 25% de faltas já está reprovado;
EXEMPLO: Em 200 dias letivos (1.º ao 5.º ano) – 25% de 200 = 50
Tendo 50 faltas + 1, o aluno estará automaticamente reprovado.
Em 1000 horas ou 1000 tempos de aula (6.º ano à 3.ª série do Ensino Médio)
25% de 1000 horas = 250 horas
250 horas + 1 hora = 251. Também estará reprovado na série em que cursa.

SOBRE O MATERIAL DIDÁTICO E AS TAREFAS

O aluno deverá ter sempre o seu material didático e com as tarefas escolares realizadas, tanto as atividades destinadas para casa, quanto as de sala de aula. Na falta de qualquer um desses deveres, o aluno será encaminhado á coordenação para registro da situação e o mesmo será notificado.

SOBRE BEBIDAS ALCOÓLICAS E CIGARRO

É proibido o uso de bebidas alcoólicas e cigarro nas dependências ou proximidades da escola, bem como em todo e qualquer evento promovido pela instituição escolar. O descumprimento desta norma implicará em suspensão do aluno e, no caso extremo, em transferência do mesmo.

ZELE PELO PATRIMÔNIO ESCOLAR

Para que o ambiente escolar seja agradável é preciso mantê-lo limpo e organizado. Portanto, evite rabiscar e quebrar os materiais da escola. Se o aluno for flagrado em tais situações o mesmo será advertido ou suspenso e dependendo da gravidade do fato, será responsável pelo conserto ou reposição do objeto ou material danificado.